domingo, 18 de setembro de 2016

Wanderlust- O que nos faz viajar?

    “Wanderlust, ou em português, "desejo de viajar", é um termo que descreve uma forte vontade de caminhar, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar.” –Wikipédia

     Me deparei com esse termo uns meses atrás, e achei muito interessante. Como que por acaso, essa palavrinha entrou outra vez na minha frente (lê-se: destino). Fiquei “matutando” por horas. De onde vem isso? Toda essa vontade, esse desejo, paixão? Qual a força por traz de tudo isso?

    Perguntei ao nosso caro “professor Google” se ele tinha uma resposta. Não foi muito satisfatório. Apesar de termos uma teoria científica que fala que temos um “gene da aventura” chamado DRD4- 7R e que ele estaria ligado a características dos neandertais, tendo maior prevalência em civilizações  distantes da África (lembrando que foi na África a suposta origem da humanidade) e em povos nômades, o que é bem interessante, isso não saciou minha sede. Às vezes o que queremos é uma resposta mais poética. Se bem que podemos misturar as duas coisas, não?

     Desde que o mundo é mundo existem os pioneiros, os inovadores. Aquelas pessoas que não se contentam com o que lhes dizem, nem com o que ouvem, veem, etc. São as que querem descobrir coisas (mesmo as coisas que aparentemente já tem explicação) por si próprios. Vamos nos concentrar em um desses tipos: os viajantes. O meu tipo favorito de apaixonados insaciáveis. As pessoas que sentem uma necessidade quase física de explorar, conhecer, ou que estão à espera de algo novo. Todos eles tem mil motivações diferentes. Alguns precisam provar teorias a si mesmos ou a outros, alguns precisam de uma paisagem diferente do cotidiano cômodo, alguns querem descobrir, outros, se redescobrir.

      Por aí eu já poderia responder minha pergunta, não é mesmo? Mas eu gostaria de cavar um pouco mais, como futura arqueóloga que sou. Me arriscaria a dizer que o que nos faz viajar é a sensação de desejo. Pode parecer simples, mas é muito mais complexo do que imaginamos.

“Em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida. Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. Enquanto elemento apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que o acompanha por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou psicológico.”—Wikipédia


     Desejo é o que pedimos que nos mova, movimento é o que precisamos para nos manter vivos. Desejo é o que vai definir se alguém quer viver ou existir. Desejo é uma sensação profunda, proveniente do íntimo de várias partes de nós. Uma delas podemos chamar de “alma” ou “eu interior”. Nesse caso, esse seria o tipo de sensação que a pessoa que realmente somos nos fala do que realmente queremos. E ele se permite ser causado por uma série de fatores singulares em nós. Quem nós somos, o que queremos, no final de tudo precisa de uma de uma razão de ser. O “porquê” dos nossos desejos revelam quem somos, revelam o que queremos descobrir, ser. Pensando desse jeito eu vejo que poderia obter uma gama de respostas. Então, o que te faz viajar?

Por I.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário