“Wanderlust, ou em português, "desejo de viajar",
é um termo que descreve uma forte vontade de caminhar, de ir a qualquer lugar,
em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar.” –Wikipédia
Me deparei com esse termo uns meses atrás, e achei muito
interessante. Como que por acaso, essa palavrinha entrou outra vez na minha
frente (lê-se: destino). Fiquei “matutando” por horas. De onde vem isso? Toda
essa vontade, esse desejo, paixão? Qual a força por traz de tudo isso?
Perguntei ao nosso caro “professor Google” se ele tinha uma
resposta. Não foi muito satisfatório. Apesar de termos uma teoria científica
que fala que temos um “gene da aventura” chamado DRD4- 7R e que ele estaria
ligado a características dos neandertais, tendo maior prevalência em
civilizações distantes da África
(lembrando que foi na África a suposta origem da humanidade) e em povos
nômades, o que é bem interessante, isso não saciou minha sede. Às vezes o que
queremos é uma resposta mais poética. Se bem que podemos misturar as duas
coisas, não?
Desde que o mundo é mundo existem os pioneiros, os
inovadores. Aquelas pessoas que não se contentam com o que lhes dizem, nem com
o que ouvem, veem, etc. São as que querem descobrir coisas (mesmo as coisas que
aparentemente já tem explicação) por si próprios. Vamos nos concentrar em um
desses tipos: os viajantes. O meu tipo favorito de apaixonados insaciáveis. As
pessoas que sentem uma necessidade quase física de explorar, conhecer, ou que
estão à espera de algo novo. Todos eles tem mil motivações diferentes. Alguns
precisam provar teorias a si mesmos ou a outros, alguns precisam de uma
paisagem diferente do cotidiano cômodo, alguns querem descobrir, outros, se
redescobrir.
Por aí eu já poderia responder minha pergunta, não é mesmo?
Mas eu gostaria de cavar um pouco mais, como futura arqueóloga que sou. Me
arriscaria a dizer que o que nos faz viajar é a sensação de desejo. Pode
parecer simples, mas é muito mais complexo do que imaginamos.
“Em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim
considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma
tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida.
Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação
do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. Enquanto elemento
apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que
o acompanha por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou
psicológico.”—Wikipédia
Desejo é o que pedimos que nos mova, movimento é o que
precisamos para nos manter vivos. Desejo é o que vai definir se alguém quer
viver ou existir. Desejo é uma sensação profunda, proveniente do íntimo de
várias partes de nós. Uma delas podemos chamar de “alma” ou “eu interior”.
Nesse caso, esse seria o tipo de sensação que a pessoa que realmente somos nos
fala do que realmente queremos. E ele se permite ser causado por uma série de
fatores singulares em nós. Quem nós somos, o que queremos, no final de tudo
precisa de uma de uma razão de ser. O “porquê” dos nossos desejos revelam quem
somos, revelam o que queremos descobrir, ser. Pensando desse jeito eu vejo que
poderia obter uma gama de respostas. Então, o que te faz viajar?
Por I.L.
Principal fonte: http://www.topensandoemviajar.com/2015/05/31/vontade-viajar-genes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário