
Sendo que nós temos o controle sobre nossa própria vida, como dito anteriormente, vamos ao ponto culminante da nossa saga: por que não fazemos coisas que queríamos fazer?
Às vezes queremos algo mais do que qualquer coisa. Queremos que aquilo aconteça, e ansiamos quando vemos que está quase nas nossas mãos, a um palmo de distância. Então começamos a achar que " a vida" brinca conosco e tira a coisa de perto, traz pra perto, não traz mais. Ficamos insatisfeito e decepcionados, tristes. Pensamos bastante no que poderíamos ter feito para que aquilo tivesse acontecido, e de repente, achávamos uma solução muito simples.
Por que a maioria de nós tem essa tendência a colocar todo seu poder de escolha em coisas que não escolhem? Por exemplo, a ideia de vida. A ideia de vida que você tem não vai fazer escolhas por você, porque a vida é você. O que está fora de você é apenas uma pequena parte, e ela não pode movimentar você. Em síntese: os outros não conseguem fazer mais por você do que você mesma.
Nossas tendências procrastinadoras nos leva a "empurrar com a barriga" toda a nossa vida, deixando as principais decisões para que outros façam por nós ou que elas se "resolvam ao longo do tempo". Quando vemos, não sabemos onde estamos ou quem somos ou onde nosso verdadeiro eu ficou no meio do caminho. Foi ao escolher aquele curso que eu não queria ter feito? Foi ao não ter dito aquelas palavras? Foi ao ter falado demais coisas que eu não sentia?
Eu diria que foi quando você se negou novidades. Acredito que, no fundo, no fundo, é isso que sempre procuramos/ precisamos. Precisamos conhecer novas coisas, ter dias diferentes, fazer coisas que nunca fizemos para crescer, mudar. E mudar não é algo ruim.
Por que ficamos tão bem quando "enlouquecemos" e fazemos algo que nunca pensaríamos em fazer antes? Ficamos sem saber o que fazer com aquele desejo recém descoberto de querer ter feito aquilo a mais tempo, não sabemos o que fazer com as sensações que se seguem, e nem com as consequências, às vezes. Às vezes passamos tanto tempo sendo outras pessoas que esquecemos como é ser nós mesmos. E, às vezes, tudo o que precisamos são vinte segundos de uma loucura insana por dia.
Como assim? Como isso ajudaria? Simples: a "loucura" a que me refiro é sair das amarras, das prisões do mundo que os outros querem que você viva. É, aos poucos, voltar a ter o total controle da sua vida, de um modo que esses vinte segundos não pareçam mais de loucura e sim passem a ser vinte e quatro horas de decisão. Suas decisões.
Alguém recomendou esse "desafio" pra mim um tempo atrás, e eu aceitei. Eu deveria ter vinte segundos de uma loucura insana por dia, todos os dias. Fazer coisas que eu nunca tinha feito antes e nunca tinha tido coragem de fazer. Eu continuo com esse desafio até hoje. Com ele eu já fiz muita coisa. Eu ainda chamo isso de loucura, às vezes. Às vezes eu penso "eu fiz mesmo isso?". E, se quer saber, fico bem orgulhosa. Eu sinto que estou um pouco menos acomodada que a maioria da sociedade, sinto que tenho as rédeas da minha vida, que posso fazer algo por mim, basta eu querer. E nesses vinte já foram pedidos, mensagens, atos, objetos, lugares, sorrisos e descaramentos. Tudo feito por mim.
Às vezes você até percebe que pode parecer algo simples, como alguém pedindo que você experimente uma comida, e você já está prestes a negar, falando que não quer, e achando esse comodismo de não querer provar diferenças muito comum, quando se depara que não é. Quando se depara com o "por que não fazer isso?" e faz. Em menos de vinte segundos você tomou decisões que afetaram tanto seu físico quando o psicológico, que teve consequências, que te transformou, que fez co que você saísse do comodismo e empurrasse um pouco menos com a barriga. Algo que trouxe sensações novas, emoções novas. Eu digo que vale muito, muito a pena.
Então, experimente, tente, ache louco, mas faça, se é o que quer. Se é o que te fará feliz e te fará melhor. Isso não significa se entregar a vícios que te deixaram ainda mais acorrentado, mas se entregar à coragem de tomar suas próprias decisões, e às vezes, a coragem vai ser em dizer um "não". Não importa se sendo ele para os outros ou para você mesmo.
"Viva corajosamente, vá em frente, não se acomode. Apenas viva bem. Apenas viva."--Me Before You
Nenhum comentário:
Postar um comentário