segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Resenha: Queria Ter Ficado Mais

Resultado de imagem para queria ter ficado mais


     "Queria Ter Ficado Mais" é extremamente interessante para quem gosta de ler sobre viagens ( ou para um leitor que goste de livros impressos de maneira diferente). Então você pergunta: cadê o livro? O livro é esse bloquinho cheio de cartas que vocês está vendo aí em cima. Isso mesmo. Que ideia criativa imprimir um livro dividindo seu conteúdo em várias cartas, não? 
    O livro é um projeto feito por Luciana Martins e a ilustradora Eva Uviedo. Reúnem-se nele 12 cartas escritas por diferentes pessoas (nomes que você pode ter ouvido falar) em diferentes lugares do mundo. Marcam presença a Ásia, Europa, África, América do Sul, entre outras. Cada história sendo um relato pessoal dos viajantes. 
    É um livro apaixonante, porque cada carta contem um tom de escrita muito único. Aqui vemos não só a diversidade cultural, mas a individual. Os tons da escrita vão do romântico ao profissional, passando pelo familiar. Ou seja, além de serem lugares diferentes, as histórias sobre eles podem ser contadas por mil cabeças diferentes, porque cada uma será sempre única. 
    Um livro que faz você rir, ser tocado e, principalmente, querer estar lá. Não tem como não querer viajar e conhecer outras culturas depois desse livro. Não tem como não querer viver uma aventura como a dessas escritoras.
    O livro é nacional (por isso recomendo ainda mais, para incentivar a leitura à nossa literatura) e as escritoras (todas mulheres brasileiras ou que fizeram uma parte da carreira aqui) são principalmente jornalistas. 
     O designer do livro é muito bonito, tendo no verso de cada carta uma ilustração maravilhosa da Eva e na frente o destino e a escritora. As páginas vem soltas, realmente como uma carta. Só o que faz o livro não parecer tanto uma carta é o tom impessoal para com os leitores. Você ainda tem a concepção livro/leitor, porque as cartas não são dirigidas a ninguém em particular. Isso torna o relato um pouco distante, mas não impede que você também se sinta naqueles lugares, acompanhando aquelas pessoas enquanto elas vivem aqueles momentos. 
Resultado de imagem para queria ter ficado mais
     Pontos negativos:
* Todas as escritoras são pessoas de "nome". Eu senti falta de um relato de um viajante "qualquer" pra tornar tudo um pouco mais pessoal.
*As cartas perdem um pouco o tom de uma correspondência, já que não se dirigem a ninguém. Parecem os pequenos contos que são, e não cartas.
* O preço é um pouco "salgado" na maioria dos lugares. 

Pontos positivos:
*Lugares do qual provavelmente você nunca ouviu falar. Cidadezinhas distantes no fim do mundo provam que não precisa ser um lugar extremamente conhecido nem com mil pontos turísticos marcados para ser incrível.
* Os relatos tem sentimento. (Destaque aqui para a carta "Israel/Cisjordânia", que fala da guerra entre os israelenses e palestino no Oriente Médio. Um relato bastante tocante.) Não não apenas histórias avulsas, são histórias de momentos marcantes para aquelas pessoas, que já fizeram inúmeras outras viagens mas mesmo assim escreveram sobre aquela.  

As escritoras: Olívia Fraga, Luciana Breda, Lívia Aguiar, Ligia Braslauskas, Isis Gabriel, Florencia Escudero, Clara Vanali, Clara Averbuck, Cecilia Arbolave, Cecília Araújo, Bruna Tiussu, Barbara Heckler.


Onde comprar:
Loja da editora
Livraria Cultura

Resultado de imagem para queria ter ficado mais

Com um charme desse não tem como não querer dar pelo menos uma olhada, não é? Super recomendo!

Por: I.L

Nenhum comentário:

Postar um comentário